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Vida com Sabor

Quando você cuida da sua saúde e se alimenta de forma equilibrada, a vida tem mais qualidade e sabor. Por isso, além de fazer os melhores produtos, a Nissin também quer orientar você com informações corretas e dicas saudáveis. Esta é a área do site onde você vai encontrar sempre uma dica ou curiosidade da nossa nutricionista.

É verdade que o sono alimenta? Quais são os benefícios de uma boa noite de sono?


Sim. Além de alimentar, o sono é fundamental para a saúde física e mental. Durante o sono, nosso corpo continua ativo, utilizando a gordura consumida e armazenada como fonte de energia. O sono é essencial para promover o crescimento e ajudar na recuperação física. Um sono ruim interfere no aprendizado, na memória e na concentração, além de diminuir o rendimento no trabalho e aumentar a predisposição às doenças. Estudos atuais demonstraram que dormir pouco (menos de 6h por noite) aumenta o risco de obesidade. Isso acontece por causa de um desequilíbrio nos hormônios que regulam a fome e a saciedade, provocando aumento do apetite e, consequentemente, do consumo de alimentos. Assim, indivíduos que dormem poucas horas apresentam maior propensão a comer mais. Menos sono também pode levar ao desenvolvimento de diabetes.

 

Para ter uma boa noite de sono é essencial escolher bem o cardápio das refeições noturnas. Evite bebidas como café, chá preto e mate e refrigerantes à base de cola, pois a cafeína presente nessas bebidas estimula o sistema nervoso central, dificultando o estado de relaxamento necessário para o sono. Evite também alimentos gordurosos e com temperos fortes, pois podem provocar azia e má digestão. À noite, procure fazer  refeições leves, pois o metabolismo é mais lento e o excesso de calorias será armazenado na forma de gordura. Para espantar a insônia, experimente tomar um copo de leite morno, pois ele é rico em triptofano, um aminoácido indutor natural do sono.